segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SISU / PROUNI 2012


O Ministério da Educação liberou site para que os candidatos que realizaram o Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio interessados em concorrer a uma vaga em instituições publicas de ensino, possam consultar os cursos que serão oferecidos no SISU 2012, bem como o cronograma completo do sistema.

O SISU – Sistema de Seleção Unificada, é um sistema de seleção eletrônica totalmente informatizado criado pelo MEC que integra instituições de ensino superior da rede publica dos 26 Estados Brasileiros, exceto o Distrito Federal que conta com um sistema próprio de seleção, que oferecem vagas para seus cursos usando como método de seleção a nota obtida pelo candidato na prova do Enem do ano anterior.

O SISU 2012 oferecerá 108.502 vagas, que serão distribuídas entre as 95 instituições públicas de ensino superior cadastradas no sistema. Ao todo são mais de 3.000 cursos oferecidos. Em relação ao SISU 2011, houve segundo o MEC um aumento de 30% das vagas oferecidas.

Como nas edições anteriores, o candidato vai poder optar por duas opções de curso, sendo possível fazer alterações durante o período de inscrição. Sendo selecionado para a primeira opção de curso, o candidato deve se dirigir a instituição e efetuar a sua matrícula. Mesmo não sendo selecionado na primeira opção de curso, o candidato participar da segunda chamada para a segunda opção de curso. Ainda que não seja selecionado nem na primeiro ou na segunda opção, o candidato ainda vai poder participar de um lista de espera das vagas remanescentes.

O período de inscrições para o SISU 2012 vai do dia 07/01/2012 e vai até o dia 12 do mesmo mês.

Para ter acesso ao site do SISU e realizar as consultas, bem como obter mais informações sobre o processo de seleção 2012, os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br



Atenção!!

No próximo dia 14/01/2012 a 19/01/2012 estarão abertas as inscrições do Prouni 2012.

Para se inscrever e concorrer a uma das vagas Prouni 2012, o candidato deverá ter prestado o Enem 2011 estando presente em todos os dias do exame. Também deverá obter média superior a 400 pontos somadas todas as notas das provas do Enem 2011 e não ter tirado nota zero na redação.

Além da nota do Enem, o candidato às vagas do Prouni 2012 deve ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ou ainda em escola particular, desde que mediante benefício de bolsa de estudos. Deve ser observado ainda como critério para acesso às vagas Prouni o requisito de renda familiar, de acordo com a modalidade de bolsa pretendida. Para bolsas de estudos integrais, a renda deve ser de até um salario mínimo e meio, considerada a renda per capita familiar. Para bolsas parciais, este limite sobe para até três salários mínimos per capita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário