segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SIMULADOS ENEM 2011



Passo-a-passo para ter acesso aos simulados do Enem


Estão disponíveis aqui no site da Seduc, os simulados do Enem para os alunos do 3º ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais. Para acessá-los, basta que o aluno entre no sistema “Aluno-Online” através do endereço : http://alunoonline.seduc.ce.gov.br/login.asp.

Logo após a autenticação do aluno, o sistema abrirá e mostrará em sua tela principal um “banner” contendo um informativo para o simulado do ENEM 2011 (considerando que o aluno já foi inscrito no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA). Ver Figura Abaixo:










Ao clicar no “banner” citado acima o aluno será redirecionado para uma página do AVA, desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha.
Ver Figura Abaixo:











No ambiente do AVA o aluno dentre outras opções terá acesso aos simulados do Enem, conforme mostra a seta na figura acima.
Ao clicar em “Acessar Simulado” uma tela de boas vindas irá abrir, essa tela conterá o regulamento do simulado, após ler tal regulamento, basta clicar no botão “Iniciar Prova”, para dar início as questões da prova.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. / (85) 3101.3972


Fonte: http://www.crede10.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1156:passo-a-passo-para-ter-acesso-aos-simulados-do-enem&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=81



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Notícias - Enem 2011

Desempenho de escolas no Enem será pelo número de alunos inscritos


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai mudar o formato da divulgação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a presidente do órgão ligado ao Ministério da Educação, Malvina Tuttman, as notas do exame de 2010 serão divulgadas levando-se em consideração o número de alunos inscritos por escola.

A intenção do Inep é "camuflar" a formação de rankings de desempenho de melhores e piores escolas no Enem. Como o exame não é obrigatório, uma escola pode escolher alguns dos seus melhores alunos para fazer a prova e, consequentemente, obter uma boa colocação no ranking. O desempenho separado pelo número de estudantes inscritos poderia reduzir este artifício, na visão do Inep.

"Apresentamos esta proposta ao ministro da Educação (Fernando Haddad). Queremos dificultar este ranqueamento. Somos contra esta prática. Este não é o objetivo do Enem", disse Malvina.

A presidente do Inep não quis detalhar como será esta configuração na divulgação das notas da última edição do Enem. O resultado estava previsto para ser anunciado em julho mas, por esta mudança no formato, será anunciado em setembro. "Queremos que cada escola tenha acesso à sua nota e saiba qual foi o seu perfil no exame. O Enem não foi criado para a formação de ranking e não deve ser usado como propaganda", disse a presidente do Inep em dabete sobre o exame promovido pelo Canal Futura e pela Editora Moderna nesta quinta-feira (18), em São Paulo. Também participaram do debate o educador Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, e Carlos Artexes Simões, professor do Cefet-Rio.

Ela reforça que o exame deve ser um instrumento para induzir novas formas de se construir conhecimento. "O Enem deve medir o esforço que cada um fez no desenvolvimento do aluno e da escola. Não é para comparar a nota com a de outras escolas, mas que cada instituição veja onde pode melhorar", afirma. "Não tem o menor sentido se fazer propagandas do tipo 'curso preparatório para o Enem'". Segundo ela, o resultado do Enem pode ser usado pelo bem ou pelo mal, ou seja, como instrumento de avaliação ou como propaganda de instituições privadas.

Malvina reforçou que o Enem é parte do projeto político pedagógico, e deve servir como um recorte para os caminhos que a educação brasileira está seguindo. Emocionada, Malvina chorou ao criticar quem vê elementos políticos no exame e torce "contra" ou "a favor" do Enem. "Ele não foi feito para o ministro ou para a presidente, mas para a criança que está nascendo agora e que vai ter direito a uma educação de melhor qualidade."




http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/08/desempenho-de-escolas-no-enem-sera-pelo-numero-de-alunos-inscritos.html

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ISENÇÃO VESTIBULAR UECE - 2012.1



A CEV/UECE estará recebendo os requerimentos preenchidos ( somente pela intenet), juntamente com toda a documentação pertinente a cada categoria de isenção, nos dias 16, 17, 18, 19 e 22 de agosto de 2011, nos seguintes locais:

- Sede da CEV/UECE, no Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700, no
horário corrido das 8 às 17 horas, com exceção dos dias 19 e 22, quando
o atendimento se estenderá até as 19 horas.
- Sedes das Unidades da UECE do Interior do Estado no horário de funcionamento das mesmas.

OBS.: Os formulários de solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2012.1 somente poderão ser preenchidos no site

http://www.uece.br/cev/index.php/vestibular-20121


- DAS CATEGORIAS DE ISENÇÃO:

Categoria A: Professor/funcionário da FUNECE ou professor/funcionário
cedido à FUNECE;
Categoria B: Filho/dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário da FUNECE ou filho/dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário cedido à FUNECE;
Categoria C: Doador de sangue no Estado do Ceará;

Categoria D:
Egresso do Ensino Médio tendo cursado com aprovação,
todo o Ensino Médio regular, durante três anos letivos (1 o, 2o e 3o anos), em escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará
Documentação necessária:
a) Requerimento em formulário padronizado de solicitação de isenção
devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras;
b) Fotocópia do Histórico Escolar dos 3 (três) anos do Ensino Médio, que será conferida pelo original, quando não autenticada;
c) Fotocópia do documento de identidade, que deverá ser conferida pelo original, quando não autenticada.

Categoria E: Aluno que esteja cursando o segundo semestre do 3º ano do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará e que tenha cursado o 1º semestre do 3º ano em escola pública (municipal, estadual ou federal)

Documentação necessária:
a) Requerimento em formulário padronizado de solicitação de isenção devidamente preenchido, sem emendas ou rasuras;
b) Fotocópia do Histórico Escolar dos 2 (dois) primeiros anos do ensino médio, que será conferida pelo original, quando não autenticada;
c) Declaração de que o candidato está cursando, em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará, o 2o semestre do 3o ano do Ensino Médio, se o mesmo ainda estiver cursando o Ensino Médio;
d) Fotocópia do documento de identidade, que deverá ser conferida pelo original quando não autenticada.


- DO RESULTADO DA ISENÇÃO

A partir das 17 horas do dia 21 de setembro de 2011, no site da UECE (www.uece.br/cev).


Fonte: http://www.uece.br/cev/index.php/vestibular-20121

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ENEM 2011


Cadastre-se, estude e tire todas as suas dúvidas sobre o Enem 2011 no site:


http://www.fdr.com.br/enem2011/



- INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Realização das provas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011 com início às 13h00, horário oficial de Brasília-DF em todas as Unidades da Federação.

- O Exame será constituído de 4 (quatro) provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, e uma redação.

- As 4 (quatro) provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e respectivos componentes curriculares:

Áreas de Conhecimentos

Componentes Curriculares

Ciências Humanas e suas Tecnologias.

História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Química, Física e Biologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias.

Matemática.

- DO LOCAL DA PROVA

- Os locais serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.

- DA IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE:

- É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

- Considera-se como documento válido para identificação do PARTICIPANTE: cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de

23 de setembro de 1997.

- Não serão aceitos como documentos de identidade : protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidadefuncional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis

e/ou danificados, ou ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

- O PARTICIPANTE impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto no dia da realização das provas, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que:

- Apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas.

- Submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

- O PARTICIPANTE que apresentar documento de identificação original com validade vencida, com foto que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e

assinatura em formulário próprio.

Fonte: Edital do Enem 201 (http://portal.inep.gov.br/web/enem)